sexta-feira, 14 de maio de 2010

O homem e a natureza

Não sei se vos passa pela cabeça que o planeta terra corre o perigo de extinção. Basta que continuemos a ver alguns indivíduos perversos a destruírem as nossas florestas sem fazermos nada. Nós, enquanto geração futura, temos a obrigação de lutar pela melhoraria da qualidade do ar que respiramos e temos a obrigação de suster a destruição das florestas de modo a reduzir as perdas de animais selvagens, entre as quais algumas espécies em via de extinção.
Nós retiramos da terra os recursos naturais para assegurar o nosso estilo de vida (bens alimentares; bens e equipamentos vários e infra-estruturas). No entanto, parte desses recursos são desperdiçados e transformados em resíduos. A realidade dos factos diz-nos que todo esse desperdício provoca efeitos negativos sobre a natureza (efeitos esses que não são apenas locais ou regionais). A poluição das águas de diversos rios através de resíduos, por exemplo, pode traduzir-se em poluição à escala mundial. Esta situação poderá, em última análise, alterar o equilíbrio ambiental da terra.
Assim, se a nossa geração pode, ainda, contar com água potável em abundância, as gerações futuras poderão não ter a mesma sorte. E, tendo em conta as diversas desigualdades à escala planetária, serão os mais pobres a sofrer em primeiro lugar as consequências dessa escassez.
Face a esta situação, nós os jovens temos que lutar para modificar este panorama. Se estivermos unidos nesta causa comum, conseguiremos salvaguardar o nosso planeta para as gerações futuras.



Leroy Arias, nº10 - Controle de Qualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário