terça-feira, 18 de maio de 2010

A desertificação

A desertificação é um problema grave, que tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo uma das consequências das mudanças climáticas.
De acordo com a ONU, o processo de desertificação atinge várias áreas do globo, e esta associado à degradação das terras nas regiões áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas, resultantes e vários factores, tais como as variações climáticas e as actividades humanas. A desertificação significa que os solos perdem a capacidade produtiva devido a vários factores.
Nas regiões áridas, já existe uma pré-disposição ao processo da degradação, que pode iniciar sem desequilíbrio. Mas o que as pessoas deveriam saber sobre desertificação é que não existe só na África e Ásia, mas também no Brasil, e já com um nível muito elevado.
Até ao ano de 2100 um terço do planeta estará convertido em deserto, ocorrerão migrações de milhões de pessoas para terras mais férteis, em busca de sobrevivência, aumentando o impacto do homem no meio ambiente e aumentando a pressão por demanda de recursos, com isso desequilibrando ainda os efeitos das alterações climáticas.


José Alves, nº 7 - Controle de Qualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário