sexta-feira, 7 de maio de 2010

Desflorestação

Todas as pessoas sabem claramente o que é a Desflorestação, umas mais que outras, isso é certo. E também sabemos que a desflorestação é um problema que afecta directamente a nossa sobrevivência. Apesar desta evidência, esta situação por vezes não é visível a “olho nu”. A realidade é que a desflorestação nos está a matar lentamente.
As árvores reciclam o ar à sua volta, ou seja, absorvem o dióxido de carbono e outros gases e libertam oxigénio. Perguntam então os nossos amigos leitores: Então mas se temos este tesouro que é tão valioso para a nossa sobrevivência, porque é que continuamos a fazê-lo? E nós respondemos ao leitor com outra pergunta: Para que queremos ter mais hotéis de luxo, campos de golfe, aeroportos novos, se qualquer dia não temos ar puro para respirar? Hum… Para quê tanta “cortesia”, se daqui a uns anos não podemos desfrutar dela e talvez nem sequer sobreviver?
Pois…porque nós sabemos muito bem as causas que motivam a desflorestação. No caso dos países desenvolvidos, as motivações estão relacionadas com o desenvolvimento comercial e industrial e, no caso dos países em vias de desenvolvimento, as motivações estão relacionadas com a sobrevivência das populações. Tudo isto quando aparece em destaque e até nos pode dar a entender que é bom: Seja a construção de um novo aeroporto; seja a construção de uns quantos milhares de quilómetros de auto-estrada; seja a construção de uns poucos de lotes de vivendas…
No entanto, toda a moeda tem o seu reverso. A imprensa, por exemplo, não mostra as consequências de todos estes projectos. Em Portugal a construção de um futuro aeroporto vai destruir dezenas de habitats naturais, assim como, vários hectares de árvores. Já para não falar que esta construção estará a contribuir para o aquecimento global e que numas zonas, em que somente cortam as árvores, será praticamente impossível repor o equilíbrio das espécies.
E vocês leitores perguntam-se: Mas tudo isto tem uma solução ou não? Estamos condenados a morrer asfixiados? É óbvio que tudo isto tem solução. A solução passa pela conservação das plantas e dos animais das florestas; pela reflorestação dos espaços à sua volta de modo a criar novas áreas florestais e espaços verdes.
Não fique só pela visita ao nosso blogue, junte-se a nós e ajude-nos a proteger aquilo que é nosso e de todos, O PLANETA!

Célio Duarte, nº 6 - Energias Renováveis
Daniel Silva, nº 7 - Energias Renováveis
Gonçalo Figueiredo, nº 11 - Energias Renováveis

Sem comentários:

Enviar um comentário